Ícone do site

Ministério da Saúde encomenda 50 mil doses de vacina contra varíola dos macacos

Published 29/07/2022
Ministério da Saúde encomenda 50 mil doses de vacina contra varíola dos macacos

Ministério da Saúde encomendou 50 mil doses de vacina. (Crédito: Chris Livingston/Getty Images)

Durante entrevista coletiva concedida na tarde desta sexta-feira (29), o secretário do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que a primeira remessa de vacina contra a varíola dos macacos chega ao país em setembro. E a segunda deve ser entregue em novembro.

“O Ministério da Saúde fez sua encomenda à Opas [Organização Pan-Americana de Saúde] de 50 mil doses de vacina [contra a varíola dos macacos]. Para se ter uma ideia, para toda a região das Américas, o pedido do fundo rotatório é da aquisição de 100 mil doses de vacinas”, explicou Medeiros.

Porém, o secretário também explicou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda a vacinação em massa contra a doença. A OMS orienta a vacina apenas para as pessoas que tiveram contato com alguém contaminado ou que tenham alto risco de infecção.

O imunizante será produzido pela empresa dinamarquesa de biotecnologia Bavarian Nordic.

Na entrevista, Arnaldo Medeiros também comentou sobre a possibilidade do Brasil começar a produzir vacina contra a varíola dos macacos:

“Com relação às tratativas com o Instituto Butantan, [o Instituto Butantan] é parceiro do Ministério da Saúde em inúmeros imunobiológicos. Obviamente, se o Instituto Butantan tiver a capacidade e agilidade de produzir a vacina o quanto antes, nós iremos fazer tratativas com o Instituto Butantan, com Bio-Manguinhos ou com qualquer outro laboratório público nacional, ou mesmo outro laboratório que não seja público, para adquirirmos mais vacina, caso haja essa necessidade.”

Sair da versão mobile