31 de agosto

“O negócio é não adoecer”, diz a nutricionista funcional Fernanda Canto sobre alimentação saudável

No Dia Mundial do Nutricionista a profissional faz um alerta quanto à importância de ter um organismo saudável e, assim, mais qualidade de vida

nutricionista-funcional
(Crédito: Canva)
“Você é o que absorve. O negócio é não adoecer”. Com esta frase, a nutricionista funcional Fernanda Canto faz uma releitura da clássica “você é o que você come” para explicar os benefícios da Nutrição Funcional. “Teu corpo é a tua Ferrari. Você não vai colocar uma gasolina batizada nela. O mesmo acontece com os alimentos absorvidos pelo seu organismo”, diz Fernanda.
No Dia Mundial do Nutricionista, celebrado neste 31 de agosto, Fernanda faz questão de alertar quanto aos malefícios de uma alimentação baseada em produtos industrializados, pobre em nutrientes. “Pode comer uma besteira de vez em quando? Pode. Mas, alimentos empacotados não podem ser regras na sua dieta”, explica.
nutricao-funcional
(Crédito: Canva)

Conhecendo os benefícios da nutrição funcional

Fernanda afirma que a Nutrição dos dias de hoje vai além da contagem de calorias e resultados na balança. Ela afirma que a Nutrição Funcional é uma nova linha, que tem como foco a prevenção dos desequilíbrios do corpo, entendendo que um organismo saudável é resultado daquilo que ele recebe como alimento ou por meio do ambiente em que está inserido. “Neste contexto, o sintoma é apenas uma dica do que deve ser curado e não um fator a ser eliminado temporariamente. Ou seja, a cura está na causa e a causa, geralmente, está na má qualidade da alimentação“, diz a profissional.

Publicidade

Para Fernanda, “dentro deste novo campo de estudos e aplicação da Nutrição, muitas desordens metabólicas, doenças crônicas ou não, distúrbios alimentares e programação genética são possíveis. Todas elas, por meio de alimentos e fitoterápicos, se distanciando de fármacos e dietas extenuantes”.

“O grande diferencial da Nutrição Funcional é o apreço que se há pela promoção do equilíbrio entre corpo e mente e sua visão ao ser humano como um todo, não apenas focando em um órgão adoecido”, explica Fernanda.

“Quando um paciente procura a nutricionista para perder peso, invariavelmente, ele chega com vários sintomas de outras desordens que com certeza estão atrapalhando seu emagrecimento. É ali que vamos atuar para colocar este corpo em equilíbrio e então, como consequência de um organismo equilibrado, virá a perda de peso ponderada e segura”.

Veja a entrevista completa!

Publicidade

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.