PERIGO DE VÍCIO

O que é o gás do riso supostamente usado por Kanye West?

Segundo Milo Yiannopoulos, o rapper estaria consumindo o gás de forma recreativa, o qual seria fornecido por seu dentista

Segundo Milo Yiannopoulos, o rapper estaria consumindo o gás do riso de forma recreativa, o qual seria fornecido por seu dentista.
O dentista acusado nega o fornecimento da substância – Créditos: Getty Images

O ex-chefe de gabinete do rapper Kanye West, Milo Yiannopoulos, afirmou que o cantor estaria viciado em óxido nitroso, conhecido popularmente como gás do riso. De acordo com Milo, essa substância teria sido oferecida ao rapper pelo seu dentista durante seus tratamentos.

Publicidade

O óxido nitroso é um anestésico comum em consultórios odontológicos, mas também é usado de forma recreativa devido aos seus efeitos eufóricos. Nas redes sociais, Milo afirmou que o dentista de Kanye, Thomas Connelly, estaria fornecendo quantidades abusivas do gás.

Segundo Yiannopoulos, Connelly teria “viciado Ye em nitroso” e estaria diminuindo suas faculdades mentais para explorá-lo financeiramente. O empresário registrou queixa contra o dentista no Conselho Odontológico da Califórnia.

Em resposta, Thomas Connelly negou todas as acusações. Ele afirmou através da imprensa local que jamais forneceu óxido nitroso de forma inadequada a Kanye West.

O que é o gás do riso?

O gás do riso, tecnicamente conhecido como óxido nitroso (N2O), é um composto transparente formado por dois átomos de nitrogênio e um de oxigênio. Utilizado na medicina, principalmente em odontologia, ele ajuda a relaxar os pacientes durante procedimentos dolorosos.

Mas seu uso não está restrito aos consultórios. Desde os anos 70, esse gás tem sido consumido de maneira recreativa devido ao efeito de euforia que provoca. Essa prática se tornou ainda mais comum a partir da década de 2010, como apontado pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT).

Publicidade

Embora o efeito do gás do riso seja curto, de 30 segundos a um minuto, ele pode levar à repetida inalação, aumentando os riscos de complicações. Entre os efeitos colaterais leves estão dores de cabeça, tontura e desorientação.

A inalação frequente também pode inativar a vitamina B12, fundamental para a formação da mielina, uma camada protetora dos nervos. Em casos severos, pode trazer dormência, formigamento, perda de equilíbrio e fraqueza.

Com o aumento do uso recreativo, diversos países passaram a regular sua venda. Em 2023, o Reino Unido aprovou uma lei proibindo a comercialização do gás no varejo. Nos Estados Unidos, o estado da Louisiana, em maio de 2024, tornou-se o primeiro estado a proibir a venda em lojas.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.