Após três dias fora do ar, sites da Americanas e Submarino voltam a funcionar

O problema teve início depois que a companhia registrou um “acesso não autorizado” em seus servidores; outras lojas online que pertencem ao grupo também foram afetadas

Após três dias fora do ar, sites da Americanas e Submarino voltam a funcionar
Na abertura do pregão desta quarta na Bovespa, as ações da Americanas registraram uma alta de 7% em relação ao valor dos papéis na terça (Créditos: Divulgação / Redes Sociais)

Depois de ficar fora do ar por três dias, os site da Americanas e do Submarino voltaram a funcionar na manhã desta quarta-feira (23). O problema teve início depois que a companhia registrou um “acesso não autorizado” em seus servidores.

Publicidade

As páginas da Americanas e Submarino saíram do ar no domingo (20). Outras lojas online que pertencem ao grupo (Shoptime e Sou Barato) foram afetadas também pelo incidente e ficara indisponíveis para os consumidores.

A Americanas, em um comunicado informou que está restabelecendo seus e-commerces “gradualmente e com segurança”, e acrescenta que foi vítima de um incidente de segurança, mas “não há evidência de comprometimento das bases de dados”.

Na abertura do pregão desta quarta na Bovespa, as ações da Americanas registraram uma alta de 7% em relação ao valor dos papéis na terça. Segundo a consultoria Economatica, a empresa teve um prejuízo de R$ 3,4 bilhões desde sexta-feira (18).

No site da Americanas, os consumidores conseguem ver um aviso de que a loja está voltando de forma gradual e que os produtos e funcionalidades também vão retornar aos poucos. O aplicativo da loja também foi restabelecido O site da Submarino, Shoptime e Sou Barato, por volta das 11h20 da quarta, seguiam fora do ar, assim como seus respectivos aplicativos.

Publicidade

Entregas podem atrasar

A Americanas em contato com os usuários do Twitter, admitiu que o problema pode fazer atrasar as entregas de compras feitas em suas lojas online. “Todos os pedidos serão entregues, mas por conta das instabilidades do site, poderão haver atrasos”, explicou a americanas na rede social. Os clientes do Submarino e do Shoptime recebem as mesmas mensagens. As lojas físicas da Americanas não foram afetadas e estão operando com normalidade, informou a companhia.

Nota da Americanas S.A.

“A Americanas informa que está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce desde quarta–feira (23/02), suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo. A companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados.”

Publicidade