Diversos usuários do Instagram e do Facebook, redes sociais da Meta, relataram que estão seguindo os novos perfis do presidente dos Estados Unidos Donald Trump e seu vice J.D. Vance. O movimento começou após a posse e o estabelecimento dos perfis oficiais em @potus e @vp. Outras contas afirmaram que, mesmo parando de seguir os perfis, aparecem novamente como seguidores dos políticos.
O que diz a Meta?
Na tarde desta quinta-feira (22), a Meta negou que os usuários foram obrigados a seguir os perfis. De acordo com a empresa, as contas são gerenciadas pela Casa Branca. Desta forma, o conteúdo das contas é alterado quando há uma transição entre administrações.
“As pessoas não foram obrigadas a seguir automaticamente nenhuma das contas oficiais do Facebook ou Instagram do Presidente, Vice-Presidente ou Primeira-dama. Essas contas são gerenciadas pela Casa Branca, então, com uma nova administração, o conteúdo dessas Páginas muda”, escreveu Andy Stone, porta-voz da Meta, no Threads. “Esse é o mesmo procedimento que seguimos durante a última transição presidencial. Pode levar algum tempo para que as solicitações de seguir e deixar de seguir sejam processadas, pois essas contas mudam de mãos”, acrescentou.
Segundo a Meta, a confusão vem da mudança dos perfis de Joe Biden e Kamala Harris para os perfis de Donald Trump e J.D. Vance, respectivamente. Os seguidores não são obrigados a permanecer conectados a essas contas. No entanto, o processo de ajuste, que envolve deixar de seguir ou começar a seguir, pode levar algum tempo para ser completamente processado durante a transição.
Como os usuários podem gerenciar suas preferências?
Para os usuários que desejam gerenciar suas preferências de seguimento em redes sociais durante períodos de transição, algumas medidas podem ser tomadas:
- Verificar os seguintes: Regularmente revisar a lista de contas que seguem, especialmente após grandes eventos políticos.
- Desfazer seguimentos indesejados: Se houver perfis que não deseja seguir, utilize as opções de deixar de seguir disponibilizadas pela plataforma.
- Configurações de privacidade: Ajustar as configurações de conta para receber notificações quando novos perfis forem seguidos.
a meta esta descaradamente fazendo as pessoas seguirem perfis, ênfase ao perfil do vice do trump. abri o perfil e vi que muitos dos que sigo estavam seguindo ele, mas o que me deixou intrigada foi isso: a conta do Paulo Gustavo, que esta parada desde 2021, seguiu ele pic.twitter.com/jXdEaWUG3Y
— jurídico zelena (@outandrapp) January 22, 2025
Leia também: Estátuas ‘Buda’ do presidente dos EUA, Donald Trump, viralizam na China
Siga a gente no Google Notícias