ÁREAS AFETADAS

Água desce em Porto Alegre após bairros alagarem durante chuva

A prefeitura da capital gaúcha confirma que houve problemas nas zonas Central, Norte e Sul, afetando bairros como Centro Histórico, Menino Deus, Cidade Baixa, Praia de Belas, Carvalhada, entre outros

Água desce em Porto Alegre após bairros alagarem durante chuva
Em razão das fortes chuvas desta quinta-feira (23), o bairro de Cavalhada, em Porto Alegre, ficou alagado – Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A água que jorrou dos bueiros de diversas ruas de Porto Alegre (RS), alagando bairros inteiros na quinta-feira (23), recuou nesta sexta-feira (24). A inundação que pegou a população de surpresa exigiu resgates, bloqueou vias e causou prejuízos significativos.

Publicidade

A prefeitura da capital confirma que houve problemas nas zonas Central, Norte e Sul, afetando bairros como Centro Histórico, Menino Deus, Cidade Baixa, Praia de Belas, Ipanema, Cavalhada, São Geraldo, Moradas da Hípica, Santa Fé e Restinga. As áreas afetadas ainda estão sendo contabilizadas.

Na região sul da capital, nos bairros Cavalhada e Hípica, que não registraram alagamentos durante a última enchente, o Corpo de Bombeiros utilizou botes para resgatar pessoas que ficaram ilhadas. No centro, os bairros Menino Deus, Praia de Belas e Cidade Baixa voltaram a inundar. Imóveis que haviam sido limpos voltaram a encher de água.

No norte, no bairro Sarandi, uma parte da Avenida Sarandi e o talude de contenção do Arroio das Pedras cederam – uma área que não havia alagado na última enchente.

Por que os bairros alagaram?

O diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre, Maurício Loss, explicou que os alagamentos ocorreram devido à intensa chuva em curto período e às galerias de escoamento entupidas com barro e lixo acumulados após a cheia do Guaíba. Ele nega que tenha havido um “colapso” no sistema de drenagem da cidade.

Publicidade

“As redes de drenagem também estão bem assoreadas (com acúmulo de sedimentos, como terra e areia). [Além disso], todos os arroios que desembocam no Guaíba não estão conseguindo ter vazão em razão da elevação do nível. Isso prejudica o escoamento da água das chuvas e alguns bairros da Zona Sul que não estavam alagados tiveram problemas com a chuva”, explicou.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.