ASTRO DO MMA

Com fim de sua carreira, confira 5 momentos marcantes de Anderson Silva

O lutador enfrentou recentemente Chael Sonnen, em um embate que terminou sem vencedores, para se despedir dos ringues brasileiros

Anderson Silva enfrentou recentemente Chael Sonnen, em uma luta que terminou sem vencedores, para se despedir dos ringues brasileiros.
O “Spider” é um dos maiores nomes do UFC brasileiro – Créditos: Getty Images

Anderson Silva, um dos maiores nomes do UFC na história, se despediu dos ringues brasileiros com uma luta contra seu maior rival. Em evento aclamado pelo público, Chael Sonnen enfrentou Silva em uma disputa que terminou sem vencedores, com o árbitro declarando um empate.

Publicidade

O confronto aconteceu no último domingo (16) e foi um marco na carreira do lutador brasileiro. Sendo considerado uma das maiores lendas do MMA, Anderson Silva é recordista de cinturões, tendo atingido o maior número de vitórias consecutivas. Também conhecido como Spider, o lutador é, sem dúvida, um astro da artes marciais mistas.

Relembre, assim, cinco momentos icônicos de sua carreira:

1. Seu primeiro título no UFC

Em 2006, Anderson estreou no UFC em abril, quando derrotou Cris Laben em 49 segundos – a luta mais rápida de sua carreira. Logo após esta vitória, ele foi escalado para enfrentar Rich Franklin, que era campeão dos pesos médios.

Na luta contra Franklin, o lutador brasileiro conquistou sua fama, através de sua técnica mais famosa: a ‘dança’. Combinando movimentos rápidos e precisos, Silva conquistou seu título ainda no primeiro round e deu início a uma trajetória de sucesso no UFC.

Publicidade

2. Anderson Silva enfrentou Forrest Griffin

Em 2009, após cinco cinturões, Anderson Silva aceitou subir de categoria, indo para os meio-pesados (lutadores com até 93kg). Assim, foi escalado para enfrentar Forrest Griffin, em uma luta que não foi a principal da noite, mas ficou marcada como uma das mais históricas.

O brasileiro atuou de forma segura e utilizando de seus truques característicos e, em 3 minutos e 23 segundos, foi responsável por um dos nocautes mais espetaculares, com uma das melhores atuações já vistas.

Publicidade

3. Virada contra Chael Sonnen

Em 2010, em meio ao seu sucesso, Anderson conquistava uma lista de lutadores que queriam batalhar com ele. Chael Sonnen foi um deles, hoje considerado seu maior rival durante a carreira.

Mesmo não tendo tanta qualidade técnica, Sonnen utilizou do “trash talking”, uma forma de utilizar da fala para atacar o oponente, para desestabilizar Anderson.

Publicidade

A luta foi acirrada e parecia que o lutador estadunidense de fato ganharia a luta, derrubando Anderson. Porém, depois de muita dificuldade, nos minutos finais do último round, o brasileiro deu uma chave de braço no oponente e o obrigou a desistir.

4. A queda de Belfort

Já em 2011, Anderson Silva encarou outro dos maiores nomes do MMA no Brasil: Victor Belfort. Belfort vinha com uma sequência de cinco vitórias, sendo que quatro delas foram por nocaute.

Publicidade

A expectativa pela luta já era grande e, para animar ainda mais o ânimo do público, os lutadores chegaram a se encostarem no momento da pesagem, tendo que ser separados pela equipe.

Na luta, Anderson acertou um chute no queixo de seu oponente e, assim, nocauteou-o, criando um dos momentos mais icônicos de sua carreira.

5. Fim da carreira de Anderson Silva na luta livre

No dia 31 de outubro de 2020, em uma luta histórica, Anderson Silva encerrou sua carreira no UFC. Em confronto com Uriah Hall, ele foi nocauteado no quarto round e deixou os ringues com uma derrota.

Sem a presença do público e com atmosfera completamente diferente, a luta terminou com clima de melancolia e, inclusive, Anderson permaneceu no ringue por alguns minutos após a finalização, se despedindo.

“Ele é o meu herói, e mesmo eu tendo vencido a luta, ele é o verdadeiro campeão. Para mim, essa foi a luta de cinturão da minha carreira”, disse Hall em entrevista coletiva após o embate.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.