De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, a crise na Ucrânia é perigosa e a Rússia pode atacar a qualquer momento o país. O presidente Joe Biden, terminou algumas negociações com o país russo e visitará, Kiev, capital da Ucrânia. Biden, tem analisado algumas medidas para apoiar a Ucrânia, como por exemplo, a disponibilização de armas.
Caso o presidente Joe Biden disponibilize mais armas para a Ucrânia, o presidente russo, Vladimir Putin terá que aumentar os seus gastos, se invadir o país. Na sexta-feira (21), acontecerá uma reunião entre o presidente Joe Biden e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em Genebra para discutir melhor as possibilidades de reforço. Biden avaliará como fortalecer as forças ucranianas.
O presidente dos Estados Unidos, ainda disse que tropas de combate à Ucrânia, não estarão nos planos. O que pode ainda mais ajudar, são outras agência, como o CIA. O diretor da CIA, Bill Burns, chegou a encontrar em Kiev o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para discutir os riscos ao país.
Quanto ao presidente russo, as autoridades americanas, ainda não sabem dizer quais seriam os planos de Putin. Alguns dizem que ele planeja tomar Kiev, que é a capital da Ucrânia, e derrubar o governo, enquanto outros acreditam que a Rússia lance uma operação limitada no leste da Ucrânia. Até o momento o país ucraniano segue atento e de olho em quaisquer movimentações do país russo.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky também recebeu o apoio do Canadá. “Encontrou-se com a Ministra das Relações Exteriores do Canadá Melanie Joly. Falou sobre os desafios de segurança na Ucrânia. Trocaram opiniões sobre a estabilização da situação. Mais uma vez, o Canadá reafirmou seu apoio contínuo à integridade territorial e à independência da Ucrânia.”
Met with Minister of Foreign Affairs of Canada Melanie Joly. Talked about security challenges around Ukraine. Exchanged views on stabilizing the situation. Once again, Canada reaffirmed its continued support for Ukraine’s territorial integrity and independence. pic.twitter.com/MhUrYxiTss
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) January 18, 2022