Segundo autoridades locais, mísseis e ataques aéreos causaram danos ao norte e ao sul da capital ucraniana Kiev nas primeiras horas deste sábado (12).
Em Chernihiv, a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital, um hotel que é um marco na cidade, foi atingido, segundo a CNN.
“Estou aqui agora. Não há mais hotel”, disse Vyacheslav Chaus, chefe da administração da região de Chernihiv.
“As forças russas continuam a lançar ataques aéreos e com mísseis na cidade de Chernihiv. Civis estão morrendo, muitas pessoas estão sendo feridas. O inimigo bombardeia a infraestrutura civil, onde não há militares”, relata.
Entenda o conflito
O presidente Vladimir Putin ordenou uma invasão na Ucrânia no dia 24 de fevereiro. Desde então, o exército russo faz ofensivas por terra, ar e mar contra pontos estratégicos ucranianos, incluindo a capital Kiev e Kharkiv, segunda maior cidade do país.
Militares russos também conquistam terreno no sul da Ucrânia e cercam importantes cidades portuárias como Kherson e Mariupol.
Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN, aliança militar do Ocidente. Uma das demandas da Rússia nas negociações sobre a guerra é que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na OTAN e na União Europeia. Moscou também exige que Kiev reconheça a independência das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, no leste ucraniano.