Família Real Britânica

Rainha Elizabeth II saúda britânicos em 1º dia do Jubileu de Platina

A comemoração dos seus 70 anos sobre o trono britânico será realizada em quatro dias de festa, desfiles de ruas e demais eventos organizados pelos britânicos.

rainha-elizabeth-2a-sauda-britanicos-em-1o-dia-do-jubileu-de-platina
Rainha Elizabeth 2ª (Créditos: Jonathan Brady – WPA Pool/Getty Images)

Milhares de pessoas encheram as ruas de Londres nesta quinta-feira (2) para o primeiro dia de celebrações do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II. A comemoração dos seus 70 anos sobre o trono britânico será realizada em quatro dias declarados como feriado, com festas, desfiles de ruas e vários eventos.

Publicidade

Multidões se reuniram nas principais vias que levam ao Palácio de Buckingham, agitando bandeiras e usando coroas de papel. Segundo a Folha de São Paulo, muitos dormiram nas ruas para garantir uma boa posição para assistir aos desfiles.

Em relação a participação direta da rainha Elizabeth II, de 96 anos, em comparação com comemorações anteriores, este ano será mais limitada, em decorrência de sua idade avançada e recentes problemas de mobilidade relatados pelo Palácio. Esta será a primeira vez que a rainha receberá na sacada do Palácio a saudação dos cerca de 1.500 soldados e oficiais britânicos durante o desfile militar, que abre os eventos desta quinta.

Os primeiros membros da realeza foram recebidos com fortes aplausos. Kate Middleton, esposa do príncipe William, chegou em uma carruagem acompanhada de seus três filhos, George, Charlotte e Louis. Camilla Parker Bowles, esposa do príncipe Charles, também acompanhava Kate.

familia-no-desfile-rainha-elizabeth-ii
Príncipe George de Cambridge, Príncipe Louis de Cambridge e Princesa Charlotte de Cambridge andam de carruagem durante o desfile Trooping the Color (Crédito: Chris J Ratcliffe/Getty Images)

O príncipe Charles, futuro rei, chegou a cavalo, acompanhado de seu filho William e de sua irmã, a princesa Anne. Charles e William cumprirão outros deveres cerimoniais em nome da rainha durante as celebrações. Já o príncipe Harry, que agora vive em Los Angeles com Meghan Markle, sua esposa, participará do desfile, mas estará ausente quando a família real se reunir na varanda do Palácio de Buckingham para assistir a um voo dos modernos e históricos aviões da Royal Air Force —a Força Aérea britânica.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.