Dois em cada três brasileiros desaprovam o mandato dos deputados federais, de acordo com a pesquisa Quaest, divulgada nesta terça-feira (12). No entanto, 66% dos entrevistados não lembram o próprio voto nas eleições de 2018.
Aqueles que estão satisfeitos com a atuação dos deputados somam 29% dos entrevistados. De acordo com o levantamento, realizado no mês de junho, o Senado possui uma percepção próxima à da Câmara, com 63% de desaprovação e 30% de aprovação.
Em geral, os políticos são aprovados por apenas um quarto dos eleitores, sendo reprovados por 73% dos entrevistados para a pesquisa. O olhar crítico explica por que 86% responderam que uma alta renovação do Cogresso nas eleições deste ano seria bom. Consideram a hipótese ruim 6% e 5% se disseram indiferentes.
Mais da metade dos eleitores, sendo 55%, admitiu não saber o que um deputado federal faz em seu cargo. Já 44% disseram ter conhecimento sobre as funções dos parlamentares. Os principais motivos para escolha do voto apontados pelos entrevistados são as propostas dos candidatos (48%) e o fato de ser da cidade ou região do eleitor (32%).
A pesquisa também apontou a influência de opiniões que são levadas em consideração para escolher em quem votar na Câmara. Familiares e parentes são os mais ouvidos, com 22% que dizem considerar muito essa opinião e 27%, considerar um pouco.
Dois a cada três brasileiros (66%) desaprovam o trabalho dos deputados federais, segundo uma pesquisa da Quaest feita a pedido da escola de formação política RenovaBR e obtida em primeira mão pela CNN. Enquanto isso, apenas 29% estão satisfeitos com a atuação da Câmara. pic.twitter.com/XZGk3CozS6
— Mário Moreira Torres (@MrioMoreiraTor1) July 12, 2022