Depois do início das apurações, Ibaneis Rocha (MDB) dominou os números e largou na frente na disputa para se manter no cargo de governador do Distrito Federal. Com ampla vantagem, o político chegou a se aproximar do 2º turno, mas conseguiu manter o ritmo de votos e foi reeleito governador.
Com isso, Leandro Grass (PV) não se manteve vivo na briga e ficou com a segunda posição na apuração dos votos no Distrito Federal. Apesar da pouca distância para Ibaneis Rocha, o candidato não conseguiu garantir a disputa do 2º turno e perdeu a chance de derrotar o atual governador.
O atual governador do DF que procurava a reeleição tem 51 anos, nasceu em Brasília, é advogado e o atual governador do Distrito Federal. É formado em direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), fez pós-graduação em direito processual do trabalho e direito processual civil. Fez carreira na advocacia e chegou a presidir a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). Em 2018, estreou na política como candidato ao governo do DF e venceu as eleições no segundo turno. A vice na chapa é a deputada federal Celina Leão (PP-DF).
Leandro Grass, seu adversário, tem 37 anos, nasceu em Brasília é professor, concluiu bacharelado em sociologia e licenciatura em ciências sociais pela UnB. É mestre em desenvolvimento sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB e já atuou como pesquisador nas áreas de sociologia do desenvolvimento, políticas públicas e participação social. Em 2018, foi eleito deputado distrital pela Rede Sustentabilidade. Este ano é candidato a governador do DF pela federação PT-PCdoB-PV. A professora Olgamir Amancia (PC do B) é vice na chapa.