Falhas de Segurança

‘Fique longe do WhatsApp’, diz CEO do Telegram

De acordo com o relatório de segurança do WhatsApp, havia uma falha que poderia “resultar na execução de um código remoto durante uma chamada de vídeo”.

'Fique longe do WhatsApp', diz CEO do Telegram
Pavel Durov, fundador e CEO do Telegram (Crédito: Steve Jennings/Getty Images for TechCrunch)

O fundador e diretor-executivo do Telegram, Pavel Durov, afirmou que o aplicativo de mensagens concorrente, o WhatsApp, tem algumas falhas de segurança. No dia 6 de outubro, Durov chegou a afirmar que o aplicativo “é uma ferramenta de vigilância há 14 anos”.

Publicidade

Por meio de seu canal do Telegram, o programador escreveu que “hackers poderiam ter acesso total a tudo nos celulares dos usuários do WhatsApp”. O texto foi embasado em um relatório de segurança divulgado em setembro pelo aplicativo da Meta.

De acordo com o relatório de segurança do WhatsApp, havia uma falha que poderia “resultar na execução de um código remoto durante uma chamada de vídeo” ou “ao receber um arquivo de vídeo” criado na própria plataforma.

Segundo Durov, apenas atualizar o aplicativo não resolve os problemas encontrados:

“Um problema do WhatsApp exatamente como este foi descoberto em 2018, depois outro em 2019 e em 2020. E sim, em 2017. Antes de 2016, o WhatsApp não tinha criptografia”, afirmou.

Publicidade

“Não estou pressionando as pessoas a mudarem para o Telegram aqui. Com mais de 700 milhões de usuários ativos e mais de 2 milhões de inscrições diárias, o Telegram não precisa de promoção adicional. Você pode usar qualquer aplicativo de mensagens que desejar, mas fique longe do WhatsApp – ele já é uma ferramenta de vigilância há 14 anos”, completou o fundador do Telegram.

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.