A Guerra na Ucrânia causou um impacto em cerca de 90% da infraestrutura de energia eólica do país, de acordo com a primeira vice-ministra das Relações Exteriores da Ucrânia, Emine Dzheppar.
Além disso, Dzheppar publicou no Twitter que 40% a 50% de sua infraestrutura de energia solar também foi destruída. “A Rússia continua aterrorizando os ucranianos e é claro criar uma crise de energia em nosso país”, disse Dzheppar, pedindo aos países aliados que ajudem a proteger os céus ucranianos.
Due to #russian invasion of #Ukraine, 90% of Ukraine’s wind energy infrastructure & about 40-50% of the solar energy infrastructure is destroyed.#russia keeps terrorizing Ukrainians and it’s course to create energy crisis in our country. Help us protect 🇺🇦 sky now. Stop🇷🇺terror pic.twitter.com/lnVN5dlHZq
— Emine Dzheppar (@EmineDzheppar) October 23, 2022
De acordo com a TEK, empresa de comércio de energia ucraniana, as energias solar e eólica representaram 7% do consumo de energia da Ucrânia em 2021. “A Rússia continua aterrorizando os ucranianos e é claro criar uma crise de energia em nosso país”, disse Dzheppar, pedindo aos países aliados que ajudem a proteger os céus ucranianos.
As autoridades do país acreditam que os ataques com drones da Rússia estão sendo organizados para atingir infraestruturas importantes, à medida que a Ucrânia entra no período de inverno. De acordo com o vice-chefe do gabinete do presidente, Kyrylo Tymoshenko, mais de 1,5 milhão de ucranianos ficaram sem energia neste sábado (22).