A Polônia iniciou nesta quarta-feira (o2) a construção de um muro temporário na fronteira com o Kaliningrado, um enclave russo ao longo do Mar Báltico, situado entre o país europeu e a Lituânia.
O ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Blaszczak, comunicou que a construção da barreira temporária ao longo dos 232 quilômetros da fronteira deve ser concluído no final de 2023. A barreira terá 2,5 metros de altura e 3 metros de largura.
De acordo com a polícia fronteiriça da Polônia, não houve entradas ilegais oriundas de Kaliningrado em outubro. “A fronteira polaco-russa está estável e calma. Não houve travessia ilegal da fronteira”, disse Anna Michalska, porta-voz da Guarda de Fronteira da Polônia.
“Não estamos ali apenas em tempos de paz. Estamos preparados para várias situações de crise e, depois do que aconteceu na fronteira polaco-belarussa, estamos ainda mais preparados para tudo, para todos os cenários mais sombrios”, acrescentou.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, recusou-se a comentar sobre a construção de um muro temporário entre Polônia e Kaliningrado – apenas descreveu a iniciativa como “um assunto polonês”.