
Os futuros do gás natural chegaram a subir cerca de 30% na Europa após a notícia de que a Rússia suspendeu o fornecimento de gás natural por tempo indeterminado. A justificativa seria uma falha técnica no gasoduto Nord Stream, que precisa de reparos.
Autoridades da Rússia afirmaram nesta segunda-feira (5) que a interrupção do fornecimento de gás russo é responsabilidade apenas do Ocidente . O Kremlin colocou como causa principal as sanções, que impediriam a manutenção adequada das infraestruturas do setor.
“Os problemas de bombeamento [de gás] surgiram em consequência das sanções dos Estados ocidentais. Não há nenhuma outra razão para estes problemas”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
Europa se mobiliza para impor limite nos preços de energiahttps://t.co/FbpXhGcPlw
— Valor Econômico (@valoreconomico) September 5, 2022
Para o banco holandês Rabobank, os europeus podem estar entrando em uma “economia de guerra” em meio à crise energética causada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia e a Europa já começa a traçar estratégias. De acordo com o jornal Folha de SP, os governos da UE estão correndo com pacotes de bilhões de dólares para evitar que as empresas de energia sejam esmagadas por uma crise de liquidez.