Na noite desta terça-feira (8), o jornalista William Bonner se desculpou ao vivo por uma atitude capacitista durante a cobertura do segundo turno das eleições, na Globo. No ar, o apresentador disse que foi “ignorante” na sua fala.
Durante o Jornal Nacional, Bonner explicou que usou a palavra “esquizofrenia” de forma pejorativa na explicação de um caso na cobertura eleitoral. Por isso, foi exibida uma matéria sobre o distúrbio mental.
“Alguns dias atrás, no domingo do segundo turno da eleição, eu, por ignorância, usei a palavra esquizofrenia, como se fosse sinônimo para uma explicação confusa que eu tentei fazer”, iniciou.
“Felizmente, eu fui alertado para o erro. Essa reportagem é uma forma de me retratar pelo meu erro pessoal e também a nossa maneira de ajudar a combater a falta de informação”, acrescentou
.@realwbonner fala sobre uso errado da palavra esquizofrenia durante o domingo (30) do 2º turno da eleição. pic.twitter.com/DJ7OEQqGCR
— Jornal Nacional (@jornalnacional) November 8, 2022
Na ocasião, Bonner se confundiu ao vivo, sobre a projeção do DataFolha em um dos estados para governador e se justificou com o termo capacitista. “Não é que minha esquizofrenia tenha chegado a esse ponto. Me disseram uma coisa no ponto [eletrônico], que tínhamos uma informação nova”, falou.