O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou em Lisboa com o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro Antonio Costa para o seu primeiro compromisso oficial com Portugal nesta sexta-feira (18).
A visita está prevista para durar 2 dias e tem como objetivo pôr em dias pautas que ficaram paralisadas entre os dois países. De acordo com Lula, ele tentará reaproximar a diplomacia brasileira da portuguesa, buscará ajuda de Portugal para levantar as conversas sobre uma zona de livre comércio entre Mercosul e União Européia, falará sobre vistos para nômades digitais e discutirá uma “ressurreição” da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Além de Lula, representantes de Moçambique também estiveram presentes no evento. “Tive a grata surpresa de encontrar também o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. Aproveitamos para fazer uma reunião sobre a relação entre nossos 3 países”, disse o petista no Twitter.
No sábado (19), Lula vai participar de um encontro com a comunidade brasileira em Portugal no Instituto Universitário de Lisboa (Iscte).
Uma nova reunião esse ano com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém. Agora como presidente eleito. 🇧🇷🇵🇹
🎥: @ricardostuckert pic.twitter.com/QELTrn2Mms
— Lula (@LulaOficial) November 18, 2022
Coletiva de imprensa de Lula e o primeiro-ministro português AntónioCostaemLisboa https://t.co/o1YTDEICMM
— Lula (@LulaOficial) November 18, 2022