O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou até Brasília na noite deste domingo (27) em Brasília, para tentar destravar a negociação envolvendo a proposta de emenda à Constituição (PEC). Além disso, foi para começar a definir sua equipe de ministros.
Lula chegou a Brasília com o Fernando Haddad, ex-ministro, cotado para assumir o Ministério da Fazenda. Também estava acompanhado de sua esposa, Rosângela Silva, a Janja.
O presidente eleito pretendia ir semana passada para Brasília, mas a viagem foi adiada pelo tratamento pós-operatório ao qual foi submetido em São Paulo. A expectativa é que Lula destrave as negociações da PEC, que prevê o Bolsa Família fora do teto de gastos.
A apresentação do texto de emenda já foi adiada, devido à falta de acordo entre líderes na Câmara e no Senado. Os principais temas de discordância são o prazo de vigência e o valor que ficaria fora do teto de gastos.
A proposta prevê o pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família. Além disso, a partir de janeiro, teria um adicional de R$ 150 por criança de até 6 anos.
Lula também deve definir os nomes que vão integrar o grupo temático da Defesa, o 31º do gabinete de transição e o último que falta ser anunciado na equipe de transição de governo.
Bom dia. Hoje tem Brasil! 🇧🇷 Acompanho o jogo em Brasília, onde hoje tenho reunião com @geraldoalckmin para seguirmos trabalhando na transição e preparação do novo governo. Uma ótima semana para todos.
— Lula (@LulaOficial) November 28, 2022