AL JAZEERA

Bélgica abre maior julgamento criminal sobre atentados de 2016

A primeira audiência inicia a seleção do júri em um processo histórico de pessoas acusadas de dirigir ou ajudar nos ataques de 2016, em Bruxelas.

belgica-julgamento-criminal
Aeroporto de Bruxelas, alvo de atentado terrorista em 2016 (Créditos: Reprodução/Facebook/ Brussels Airport)

A Bélgica lançou seu maior julgamento criminal de todos os tempos, um processo histórico com pessoas acusadas de dirigir ou ajudar nos atentados de 2016, no metrô e no aeroporto de Bruxelas, que mataram 32 pessoas.

Publicidade

O principal suspeito francês no banco dos réus na quarta-feira confirmou sua identidade no início do processo: Abdeslam Salah , 33, mecânico elétrico”. Salah ganhou notoriedade depois de ser condenado em um julgamento separado na França por seu papel nos ataques de 2015 em Paris, que mataram 130 pessoas.

Apenas um dos nove réus presentes, Osama Krayem, de 30 anos, se recusou a se levantar ao ser apresentado ao tribunal de alta segurança, um espaço construído propositadamente na antiga sede abandonada da aliança da Otan. Acredita-se que o décimo suspeito, Oussama Atar, de 33 anos, tenha sido morto na Síria.

A audiência desta quarta-feira (30) deu início a uma seleção para o júri feita a partir de uma grande votação com mais de 1.000 cidadãos. O tribunal deveria escolher 12 jurados e 24 substitutos em potencial que precisarão comparecer a sessões, quase diárias, de um processo de meses de duração, até o próximo ano. No dia 5 de dezembro, terão início as principais audiências de instrução.

Os ataques de 13 de novembro de 2015 em Paris e os atentados suicidas de 22 de março de 2016 em Bruxelas foram reivindicados pelo grupo armado ISIL (ISIS), e os investigadores acreditam que foram executados pela mesma célula com sede na Bélgica, que inclui Abdeslam.

Publicidade

O grupo planejava mais violência, supostamente incluindo ataques à Copa Euro 2016 na França, mas agiu rapidamente depois que Abdeslam foi preso em 18 de março. Quatro dias depois, em 22 de março, dois homens-bomba explodiram no aeroporto de Bruxelas e outro em uma estação de metrô no centro da cidade, perto da sede da União Europeia.

Bélgica: Início do julgamento contra acusados pelos atentados de 2016 https://t.co/TboqJnRnHv pic.twitter.com/7mMtD2OrwL

— RFI Português (@RFI_Pt) November 30, 2022

Publicidade

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.