A rede de fast food McDonald’s abriu sua primeira loja com atendimento feito exclusivamente por robôs em Fort Worth, no estado do Texas, nos Estados Unidos. A loja é um teste do restaurante-robô da rede e não precisa de qualquer contato humano para que o consumidor possa pedir sua McRefeição preferida.
A revista Newsweek publicou que o estabelecimento ganhou mais notoriedade depois da divulgação de um vídeo do usuário Foodie Munster viralizar no Instagram e TikTok.
A gravação mostra como o processo do pedido ao recebimento do lanche é feito por meio de esteiras e máquinas e nenhum funcionário é visto por todo o estabelecimento. O Drive Thru também é feito de forma totalmente automatizada.
O que a empresa tem a dizer
O McDonald’s declarou que estas novas ferramentas, além do atendimento por robôs, incluem uma faixa apenas para retirada para os consumidores que fizerem seu pedido de forma antecipada pelo aplicativo.
A estratégia faz parte do plano de crescimento “Accelerating the Arches” (em português, “Acelerando os Arcos”, em referência aos arcos dourados do símbolo da rede). O foco é na inovação e melhora da experiência do consumidor.
“Você notará que ela [a loja em Fort Worth] é consideravelmente menor que um restaurante tradicional do McDonald’s nos EUA. Por quê? Os recursos – internos e externos – são voltados para clientes que planejam jantar em casa ou em deslocamento”, comentou a empresa em um comunicado.
Reação dos consumidores
Os internautas, é claro, reagiram ao novo estabelecimento. Alguns citaram a preocupação com os empregos que eram gerados para o atendimento dos clientes que podem acabar se a tecnologia se expandir.
O próprio criador do vídeo viral, Foodie Munster, comentou sobre a experiência tradicional afetiva com o atendimento dos funcionários da rede e como seria triste perder a tradição.
A empresa declarou que apesar de estar disponível atualmente apenas na loja-teste, o plano é estender o atendimento automatizado para todo o mundo. O franqueado responsável pela operação do restaurante, Keith Vanecek, foi procurado pela revista Newsweek. À publicação, ele disse que a automatização do atendimento pode ser uma vantagem para os funcionários que podem se concentrar na melhor qualidade e rapidez na produção dos sanduíches.
Siga a gente no Google Notícias