Guerra na Ucrânia

Apesar de cessar-fogo, Ucrânia relata ataques russos

O acordo de trégua começou às 6h, horário de Brasília, desta sexta-feira (6).

apesar-de-cessar-fogo-ucrania-relata-ataques-russos
Volodymyr Zelensky (Créditos: Getty Images)

A Ucrânia afirma ataques russos, apesar do cessar-fogo de 36 horas, declarado pelo regime de Vladimir Putin, devido ao natal ortodoxo, celebrado neste sábado (7).

Publicidade

O acordo de trégua começou às 6h, horário de Brasília, desta sexta-feira (6). No entanto, segundo Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete presidencial ucraniano, as forças russas lançaram mísseis contra a cidade de Kramatorsk, na província oriental de Donetsk.

“Os ocupantes atacaram a cidade com foguetes duas vezes”, declarou o assessor do presidente Volodymyr Zelensky. De acordo com Tymoshenko, um edifício residencial foi atingido no bombardeio, mas o ataque não deixou mortos.

Além disso, a Ucrânia acionou alarmes aéreos em todo o país, após a decolagem de jatos de caça da base de Baranovichi, em Belarus, país aliado da Rússia. Por outro lado, russos acusam a Ucrânia de disparar tiros de artilharia em Donetsk.

“Os ucranianos continuam os bombardeios de artilharia em áreas povoadas e contra as posições das forças russas”, disse o Ministério da Defesa da Rússia.

Publicidade

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky acusou Moscou de usar o Natal ortodoxo como “cobertura para conter o avanço” da Ucrânia no Donbas. “Todo mundo sabe como o Kremlin usa as pausas na guerra para continuá-la com vigor renovado”, acrescentou o presidente.

Câmeras de segurança flagraram o momento exato em que um hotel foi atingido por um míssil em Kiev, na capital da Ucrânia. O impacto se espalhou pela cidade e foi sentido no Palácio Ucrânia, o centro cultural com a maior sala de espetáculos do país #CNNBrasilPrimeTime pic.twitter.com/gQ5LzsGC7F

— CNN Brasil (@CNNBrasil) January 5, 2023

Publicidade

 

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.