AL JAZEERA

Guerra Ucrânia se encaminha para o nono mês de conflitos

Presença de iranianos em território ocupado na Ucrânia pode demostrar um enfraquecimento do exército russo.

(Crédito: Getty Images)

À medida que a Guerra na Ucrânia se encaminha para o nono mês de conflitos, o enfraquecimento do exército russo fica mais evidente com uma aparente dependência do apoio iraniano.

Publicidade

A presença de iranianos em território ucraniano ocupado marcaria uma escalada significativa no envolvimento do Irã na guerra em apoio à Rússia e uma nova fase na aliança militar dos dois países. Segundo o site de notícias Al Jazeera, o uso de armas iranianas pela Rússia pode dizer mais sobre seu desespero na guerra do que as proezas militares de Teerã.

Na semana passada, por exemplo, as forças russas atacaram a cidade Bakhmut no leste do país, sem quebrar as defesas da Ucrânia. Na região de Luhansk, as forças ucranianas supostamente capturaram uma rodovia que liga Kreminna a Svatove, duas cidades que abrem caminho para Starobilsk, um importante centro logístico.

Os esforços das tropas russas para retomar a ofensiva em Kharkiv, onde recentemente perderam mais de 8.000 quilômetros quadrados de terreno, também foram ineficazes. As forças ucranianas dizem que já retomaram 544 assentamentos na região, com apenas 32 ainda sob ocupação.

Enquanto isso, a França e os Estados Unidos continuam apoiando a Ucrânia no conflito. O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou um fundo de US$ 98 milhões (R$ 511 milhões) que permite a comprar diretamente ajuda militar de fabricantes franceses.

Publicidade

 

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.