POSSÍVEL NOVO CARGO

Saiba o que é o Banco dos Brics, que poderá ser chefiado por Dilma

Segundo apuração, a indicação da ex-presidente já conta com a aprovação de todos os integrantes do grupo.

saiba-o-que-e-o-banco-dos-brics-que-podera-ser-chefiado-por-dilma
Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (Crédito: José Cruz/Agência Brasil)

Dilma Rousseff pode dirigir o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). Segundo apuração do Estadão, a indicação da ex-presidente já conta com a aprovação de todos os integrantes dos Brics.

Publicidade

Apesar do encaminhamento, a proposta apresenta resistência. O ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, por exemplo, afirmou nesta sexta-feira (10), em entrevista ao SBT News, que Rousseff não tem perfil para assumir o NBD.

Ela tem um perfil extenso, já foi ministra de Minas e Energia, foi presidente da República, mas é um perfil diferente de alguém que administra uma instituição financeira cuja função básica é fornecer crédito para os países em desenvolvimento. Falta a experiência de direção de banco, que faz empréstimos, e falta habilidades. É uma experiência muito específica para uma pessoa que vai ser dirigente de uma instituição financeira“, diz.

A expectativa é de que Dilma acompanhe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem a Pequim, programada para março, para reforçar o possível novo cargo.

NOVO BANCO DE DESENVOLVIMENTO (NBD)

Criado em 2014, o  Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) é uma instituição financeira focada no desenvolvimento das nações que compõem o Brics grupo formado pelos países emergentes Brasil, Rússia, Índia, África do Sul e China. Atualmente, é comandada por Marcos Troyjo, indicado na gestão de Jair Bolsonaro.

Publicidade

O objetivo da companhia, que tem sede em Xangai, na China, é financiar obras que ajudem no crescimento dos Estados participantes e remanejar recursos obtidos no mercado de capitais para os projetos apresentados pelos integrantes. Dessa forma, ele funciona como uma alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Apesar da prioridade de participação ser para os países do Brics, países-membros da ONU também podem ser aceitos, se respeitarem regras como: 

  • Os membros fundadores precisam representar 55% do banco,
  • Membros que não tomarem empréstimo precisam estar abaixo dos 20%;
  • Os países membros, mas não fundadores, devem representar menos de 7% da instituição.

Sua criação é inovadora e pioneira, já que este foi o primeiro banco, de âmbito global, criado por economias emergentes. 

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.