Óculos de realidade virtual (headsets VR em inglês) para usar em vacas leiteiras: o metaverso já chegou ao campo. Estudos recentes vêm utilizando os óculos 3D nesses animais para “levá-las” a pastos virtuais, conseguindo com isso aumentar a produção de leite.
Um dos maiores problemas para os criadores de vacas leiteiras em algumas partes do mundo acontece durante o inverno, uma vez o animal tem que ficar preso em um celeiro para se abrigar do frio e das tempestades de neve.
O confinamento acaba estressando bastante as vacas e diminuindo a produção de leite. Em razão desta queda, estudos que vêm utilizando os óculos de realidade virtual para que o animal tenha uma sensação de estar em um lugar seguro e protegido.
Segundo uma reportagem do portal inglês The Sun, o fazendeiro turco Izzet Kocak está utilizando essas tecnologias para diminuir o estresse das vacas nos meses mais difíceis da temporada. Através da utilização desses óculos de realidade virtual, ele afirma que está conseguindo aumentar a produção de leite dos animais durante o inverno de 22 litros para 27 litros.
O fazendeiro da Turquia está realizando o experimento no metaverso em apenas duas das suas 180 vacas leiteiras, mas com o sucesso do experimento, ele afirma que pretende comprar mais 10 headsets VR no futuro.
Apesar de ser um conceito novo, não é a primeira vez que tecnologias de realidade virtual são usadas para reduzir o estresse dos animais. Como apontado pelo ExtremeTech em 2019, um fazendeiro da Rússia, em conjunto com o Ministério da Agricultura e Alimentação, realizou esse experimento com a ajuda de veterinários e consultores de produção, que acabaram criando um óculos especial para esse tipo de animal.
Siga a gente no Google NotíciasHabemus PS VR2!
Por enquanto, o embargo é só de unboxing e mostrar o que vem na caixa, mas muito em breve traremos mais informações do aparelho, desempenho, conforto, recursos, reviews de jogos e todo o resto que vocês podem imaginar
Alegrem-se, fãs da realidade virtual! pic.twitter.com/ftWrOOW9ha
— Vinicius Munhoz (@viniciussmunhoz) February 10, 2023