SETOR LÁCTEO

Mercado do leite e derivados foi afetado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia

Guerra causou pressão no aumento dos preços das commodities do agro elevando custos de produção.

Mercado do leite e derivados foi afetado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia
Estimativas apontam que o mercado do setor pode ter encerrado em queda ano passado (Crédito: Canva Fotos)

O mercado do leite apresentou sua  segunda queda consecutiva no ano passado, após ter tido crescimento no período 2017-2020. O conflito-russo ucraniano é o principal motivo para a desaceleração.

Publicidade

A pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Kennya Siqueira, avalia que o mercado do leite pode ter encerrado o ano de 2022 com queda de 4,4%. “A cadeia produtiva do leite sofreu sérios impactos pelos acontecimentos globais ano passado, intensificando as dificuldades já apresentadas em 2021”, completou.

A vacinação contra a Covid-19 em 2021 trouxe esperanças de uma volta à normalidade e de retomada da economia,  mas  o conflito entre Rússia e Ucrânia, logo no primeiro trimestre de 2022, acarretou um aumentou dos preços das commodities agrícolas e o do petróleo.

Ucrânia e Rússia são grandes produtores de grãos, fertilizantes e petróleo. O conflito entre estes países foi um dos obstáculos para que a economia global se recuperasse dos anos de pandemia.

A guerra também criou as condições para aumentos recordes dos custos de produção de leite no Brasil, além do aumento da inflação e da queda da renda do brasileiro, segundo detalha a cientista. Especialistas do Centro de Inteligência do Leite da Embrapa (Cileite), elaboraram um balanço do período recente e traçaram perspectivas para setor lácteo em 2023.

Publicidade

O ano de 2021  já foi de dificuldades para o setor, com queda no volume de produção do leite inspecionado, elevando a importação de lácteos em 21,5% no ano posterior. Nos dois últimos anos, o Índice do Custo de Produção do Leite (ICPLeite) divulgado pela Embrapa registrou crescimento de 62%.

A partir do segundo semestre, esse índice iniciou uma lenta retração e, em novembro, o ICPLeite apresentou queda de 1,7%, influenciado basicamente pela retração de 4,5% do custo do alimento concentrado para as vacas. Ainda assim, o cenário foi de piora na rentabilidade do produtor ao longo do segundo semestre de 2022, pois o preço recebido por eles caiu de um pico de R$ 3,53 por litro de leite, em agosto, para cerca de R$ 2,50, em dezembro.

&

Publicidade

nbsp;

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.