O novo ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, fez um alerta que pode aumentar ainda mais as tensões e os conflitos entre o país e os EUA: em sua primeira coletiva de imprensa no novo cargo, falou em ‘consequências catastróficas’ se Washington não mudar de rumo.
“Se os Estados Unidos não pisarem no freio, mas continuarem acelerando no caminho errado, nenhuma barreira poderá impedir o descarrilamento e certamente haverá conflito e confronto”, disse ele, próximo ao Congresso Nacional do Povo em Pequim. “E quem arcará com as consequências catastróficas?”, concluiu, em tom ameaçador.
Nesta primeira aparição pública, Qin já mostrou qual será o tom em relação aos norte-americanos. Ele repreendendo os Estados Unidos pelo aumento das tensões bilaterais. Vale lembrar que a relação entre os dois países foi mais deteriorada depois que um suposto balão espião chinês flutuou sobre a América do Norte e foi abatido por caças dos EUA.
07/03, o Ministro das Relações Exteriores da China, Sr. Qin Gang, concedeu coletiva de imprensa para a mídia chinesa e internacional sobre a política externa da China e suas relações exteriores.
Confira as perguntas e respostas [ENG] no link abaixo ⬇️https://t.co/WEbudXtGTk pic.twitter.com/h4TfE1zx3w
— Embaixada da China no Brasil (@EmbaixadaChina) March 7, 2023