Em entrevista ao site Perfil em comemoração aos dez anos como pontífice, o papa Francisco falou sobre o desmatamento no Brasil. Ele falou com carinho do país, mas ressaltou que o processo de devastação das florestas é “escandaloso” e que estão “tirando nossas riquezas”.
“O Brasil é um continente, é uma explosão de riqueza, é a segurança do futuro com [o estado do] Mato Grosso”, exaltou. “E, por isso mesmo, é tão preso na exploração dos recursos naturais. O desmatamento é impressionante no Brasil, é escandaloso”, concluiu o Papa Francisco.
A declaração foi dada quando o jornalista e CEO do Grupo Perfil, Jorge Fontevecchia, perguntou ao papa sobre o que o Brasil representa para ele especialmente sendo o país com o maior número de católicos. O Pontífice não poupou elogios às riquezas naturais do país e ressaltou que o Brasil e o Congo são os pulmões da humanidade.
“Se eles tiram isso, tiramos nosso oxigênio, tiramos riqueza. O Brasil tem que se resolver pela dinâmica de oposição dentro de si, e não pela uniformidade ideológica, de um lado ou de outro,” disse o Papa Francisco.
Ver essa foto no Instagram