O acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia Legal no mês de fevereiro foi de 322 km², segundo dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esse número configura a maior marca para fevereiro em toda a série histórica, iniciada em 2015. O valor registrado é praticamente igual ao tamanho da cidade de Fortaleza (CE) em área territorial (312 km²).
A Amazônia Legal equivale a 59% do território brasileiro, e engloba a área total de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.
Os alertas foram feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²) – tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (por exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).
Os alertas foram feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). Este sistema produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²) – seja para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal por exploração de madeira, mineração, queimadas e outras.
Para o World Wide Fund (WWF), a taxa recorde pode ser em razão da alta quantidade de nuvens que baixou significativamente os dados de janeiro. O mês registrou uma queda de 61% da taxa em relação ao mesmo período de 2022. Com isso, janeiro de 2023 teve a quarta menor marca para o mês na série histórica do Deter.
ESTADOS CAMPEÕES EM DESMATAMENTO
Segundo os dados do Inpe, o estado do Mato Grosso foi a unidade da federação com maior área sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal: 162 km². Em seguida vieram Pará e Amazonas, com 46 km² cada, Rondônia, com 28 km², e Roraima, com 31 km². Já o Acre e o Maranhão apresentaram os menores índices (4 km² sob alerta cada um deles respectivamente).
Fico me perguntando: Cadê os especialistas?
O acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia Legal em fevereiro de 2023 foi de 291 km². Dados sobre o tema foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta sexta-feira (03).
Foto: Agência Brasil pic.twitter.com/YuhD1H0Lxv
— Alexandre Duarte 🇧🇷🇮🇱 (@alexandrebie) March 3, 2023