A decisão de realizar novas habilitações de frigoríficos foi tomada após reunião do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa, Yu Jianhua, que também levantou embargo à carne bovina brasileira.
Este embargo às importações de carne bovina brasileira, realizado pela China, ocorreu em razão de um caso atípico notificado de “mal da vaca louca” em fevereiro último, no município de Marabá (PA).
A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) anunciou nesta quinta-feira (23) a habilitação de quatro novas plantas frigoríficas do Brasil, que poderão passar a exportar para o país asiático.
Habilitações para novos frigoríficos:
– JBS – Vilhena/RO (SIF 4333)
– Frigon – Jaru/RO (SIF 2443)
– Frisa – Colatina/ES (SIF 506)
– Astra – Cruzeiro D’oeste/PR (SIF 1251)
Também foi anunciada a autorização para a retomada da suspensão de duas plantas frigoríficas que estavam suspensas e que vão poder voltar a exportar para a China: um abatedouro bovino no Mato Grosso e um frigorífico de frango no Rio Grande do Sul.
Segundo o ministro, outras empresas estão com pequenas pendências junto à GACC, que devem ser resolvidas ainda durante a missão do Mapa na China. “É um conjunto de ações que beneficia a agropecuária brasileira, gera empregos e oportunidades a todos os brasileiros”, comemorou Fávaro.
A ampliação do comércio entre o Brasil e a China é um dos objetivos centrais da comitiva que está na capital chinesa, Pequim, desde o início da semana. Além do corpo técnico do Mapa, Fávaro está acompanhado de mais de 100 empresários ligados ao agronegócio e representantes de entidades do setor produtivo.
Dando início à missão ministerial do Brasil na China, foi realizado um encontro na Embaixada do Brasil em Pequim, com o embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão. Na ocasião, foi feita homenagem ao ministro, Carlos Fávaro e à delegação oficial brasileira. pic.twitter.com/4AlS2qkptU
— ABPA (@AbpaBR) March 23, 2023