Cientistas da Nasa divulgaram uma montagem que mostra o que seriam as “seis faces” da maior lua de Saturno, Titã. Esta lua é coberta por uma atmosfera que, por ser mais espessa, dificulta a visão dos pesquisadores. A Nasa explica que pequenas partículas suspensas na atmosfera superior causam uma névoa que quase torna a visão impossível. Elas espalham a luz em comprimentos de onda visíveis e, dessa maneira, escondem características da superfície da lua.
A agência aponta que a superfície da lua é melhor visualizada em comprimentos de onda infravermelhos, onde a dispersão é mais fraca e a absorção atmosférica reduzida. De acordo com a Agência, “dispostas em torno desta imagem de luz visível de Titã estão algumas das visões infravermelhas globais mais claras da tentadora lua até agora”.
VENDO TITÃ
Saiba mais na thread! 📷
Créditos: VIMS Team, U. Arizona, U. Nantes, ESA, NASA
Texto original e edição: Robert Nemiroff (MTU) & Jerry Bonnell (UMCP)#Astronomia #Astrofisica #Cassini #Lua #Saturno #Titã pic.twitter.com/fZ9Kb2gkKg— APOD Brasil: Imagem Astronômica do Dia (@apod_brasil) March 31, 2023
A imagem é apresentada em cores falsas, com seis painéis que apresentam um processamento consistente de 13 anos de dados de imagem infravermelha do Visual and Infrared Mapping Spectrometer (VIMS) a bordo a espaçonave Cassini orbitando Saturno de 2004 a 2017.