Países que são membros da União Europeia realizaram uma rodada de negociações nesta quarta-feira (10) para debater propostas de novas sanções sobre a Rússia em repúdio à invasão da Ucrânia. As medidas teriam como alvos empresas chinesas e iranianas e a restrição à exportação de terceiros países por quebrarem bloqueios comerciais.
Segundo a agência de notícias Reuters, as conversas entre os enviados da UE com autoridades russas devem ser acaloradas. Segundo um diplomata, há cautela da Rússia em prejudicar as alianças internacionais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que esteve em Kiev, disse que as novas sanções se concentrariam em restringir ainda mais a Rússia comercialmente e ampliar medidas de bloqueio já em vigor. Uma delas seria a interrupção de exportações, incluindo produtos de tecnologia avançada e peças de aeronaves.
“O nosso foco é impedir a evasão às sanções da União Europeia contra a Rússia, em conjunto com os nossos parceiros internacionais”, disse von der Leyen a jornalistas, ao lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Good to be back in Kyiv.
Where the values we hold dear are defended everyday.
So it is such a fitting place to celebrate the day of Europe.
I welcome President @ZelenskyyUa‘s decision to make 9 May Europe Day also here in Ukraine. pic.twitter.com/MEGOEfgyIq
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 9, 2023