O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumirá a presidência rotativa do Mercosul, nesta manhã de terça-feira (4). O grupo é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Além desses quatro países, também há os chamados estados associados ao bloco: Colômbia, Bolívia, Equador e Chile.
A Venezuela compõe o Mercosul, porém o país está suspenso desde 2017. O governo brasileiro tem defendido que o país volte a fazer parte o grupo.
A liderança vai ser transferida a Lula durante a 62ª reunião dos chefes de Estado do bloco, em Puerto Iguazú, na Argentina. A reunião desta terça encerra o mandato do governo argentino.
As regras do Mercosul, que foi criado em 1991, determinam que os quatro países titulares se revezem na presidência do bloco com mandatos que têm duração de seis meses.
Uma das prioridades de Lula nestes seis meses em que terá a presidência do Mercosul é a conclusão do acordo comercial com a União Europeia (UE).
O acordo, que vem sendo negociado desde 1999, teve a parte comercial finalizada em 2019 e está em fase de revisão pelos países de ambos os blocos.
Neste ano, a União Europeia apresentou um documento adicional ao Mercosul, que prevê sanções em questões ambientais. O teor do documento foi chamado por Lula de “ameaça”. O governo brasileiro tem preparado uma contraproposta aos termos exigidos pelos europeus.
O presidente brasileiro também enfrentará outra questão, entre tantas, durante o semestre que comandará o Mercosul: o intenção de o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, em fechar um acordo bilateral com a China.
Confira a agenda de Lula para assumir o Mercosul:
– 10h: cumprimentos aos chefes de delegação da cúpula de chefes de Estado do Mercosul;
– 10h30: sessão plenária de chefes de Estado do Mercosul;-
– 13h: fotografia oficial doa cúpula do Mercosul;
– 13h30: almoço oferecido pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, para chefes de delegação.
Bom dia! Logo mais tem Conversa Com o Presidente, direto de Porto Iguazu, antes da Cúpula do Mercosul. Acompanhe! #EquipeLula pic.twitter.com/Cj9el8Mzzw
— Lula (@LulaOficial) July 4, 2023