O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a agenda desta quarta-feira (26) para passar por um nova infiltração no quadril no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. No domingo (23), Lula já havia realizado o mesmo procedimento.
Durante a sua live semanal, Lula contou que a infiltração feita há três dias deu certo e que permaneceu o resto daquele dia sem reclamações. Porém, destacou que a intervenção alivia as dores de forma temporária e que, nessa segunda-feira (24), “parece que voltou a doer um pouco mais”, afirmou.
Como é feita a infiltração?
A infiltração é um procedimento para aliviar as dores causadas pela artrose e reduzir as inflamações no local. Também chamada de viscossuplementação, a infiltração é feita com a injeção de um medicamento no local para melhorar a lubrificação e diminuir os danos.
O medicamento utilizado, em geral, é o ácido hialurônico, na apresentação de forma espessa e viscosa, já que ele faz parte do líquido sinovial e é uma boa opção para lubrificar articulações.
A artrose de quadril causa um desgaste específico na articulação formada pela conexão da cabeça do fêmur (osso da coxa) com o acetábulo (a parte do osso da pelve, que se liga ao fêmur).
O principal sintoma da artrose de quadril é a dor. Ela ocorre, na maioria das vezes, na região da virilha e na parte da frente do quadril. O desconforto costuma piorar quando a pessoa anda muito, fica sentada por tempo prolongado ou se deita sobre o lado dolorido. As dores podem irradiar para a região da coxa, da lateral da bacia, das nádegas e até da coluna.
A principal causa da artrose de quadril é o envelhecimento. O problema costuma aparecer em pessoas com mais de 45 anos.
🫶🏿 *0 Presidente esteve no Hospital Sírio-Libanês, em SP, no domingo (23) para fazer uma infiltração 🩺
Lula sofre com artrose, doença de desgaste precoce na cartilagem que reveste as articulações. No caso do presidente, acomete a articulação que fica entre o fêmur e a bacia. pic.twitter.com/XHt1p49uEB
— Marco_Mattos (@Marcco_Mattos) July 25, 2023