O apresentador Raimundo Varela Freire Júnior morreu na madrugada desta quinta-feira (7), aos 75 anos, em Salvador (BA). A causa da morte não foi divulgada.
Conhecido popularmente como Varela, o apresentador foi um dos principais comunicadores do estado e tem extensa carreira no rádio e na televisão. Ele se destacou no jornalismo popular da Bahia: Varela ficou famoso pelas batidas na mesa e os comentários que fazia durante os telejornais e, depois, nos programas de rádio.
Segundo o filho do apresentador, Gel Varela, o comunicador estava internado em uma clínica do bairro de Nazaré há mais de 10 dias. De acordo com a família, desde a pandemia da Covid-19, Varela passava por problemas de saúde.
Nascido em Itabuna, no sul da Bahia, em 30 de novembro de 1947, Raimundo Varela Freire Júnior era filho de professores, teve uma infância humilde e sempre valorizou a educação. O comunicador se mudou para a capital baiana ainda criança. Cresceu no bairro de Periperi, no subúrbio de Salvador.
Antes da carreira profissional no rádio e na TV, trabalhou em uma fábrica de cimento no Centro Industrial de Aratu (CIA),foi diretor de um clube social na Cidade Baixa, taxista e jogador de futebol.
Varela trabalhou na TV Itapoan, afiliada da TV Record na Bahia, e na Bandeirantes. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do apresentador.
🏴 Ex-atleta, comentarista, radialista, repórter de campo, apresentador… e tricolor. “Meu pai era Bahia, mas ficava fingindo que era Ypiranga’, dizia seu filho. Raimundo Varela nos deixou hoje, aos 75 anos. O Esquadrão manifesta toda sua solidariedade aos amigos e familiares.… pic.twitter.com/8hRL9zg8rU
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) September 7, 2023