A empresa de foguetes SpaceX lançou, nesta manhã (às 10h) de sábado (18),o foguete Starship (apontado como o mais poderoso do mundo). Não houve tripulação embarcada.
O lançamento ocorreu na base aérea em Boca Chica, no Texas (EUA). Após sucesso na partida, o pior já parecia ter passado. Porém, momentos após entrar definitivamente no espaço, cerca de 10 minutos após o lançamento, os engenheiros perderam o contato com o sinal do foguete. Eles alegam que, provavelmente, a espaçonave se perdeu no espaço.
Starship liftoff in slow motion pic.twitter.com/PuWMVyU6Lc
— SpaceX (@SpaceX) November 18, 2023
A SpaceX admitiu que isso não era programado, mas disse que sabia da possibilidade de um incidente.
“O propulsor sofreu uma rápida desmontagem não programada logo após a separação do estágio, enquanto os motores da nave funcionaram por vários minutos em seu caminho para o espaço”, afirmou a empresa.
Apesar do fato, os responsáveis pelo voo consideraram o procedimento um sucesso: “Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária”, afirmou a empresa.
Trata-se da segunda tentativa de realizar um voo bem-sucedido com a nave. A primeira foi em abril. O equipamento explodiu antes de atingir a órbita terrestre. Não havia tripulação.
O objetivo da empresa de Elon Musk é que o teste contribua para futuras missões para a Lua e Marte. “Esta é mais uma oportunidade de colocar a Starship em um ambiente real de voo, maximizando o quanto aprendemos”, disse a companhia, antes da missão.