SEGUNDO TURNO APERTADO

Sergio Massa e Javier Milei: Conheça os candidatos à Presidência da Argentina

O atual ministro da Economia, o peronista Sergio Massa, e o radical de direita Javier Milei se enfrentam neste domingo (19) no segundo turno da eleição que definirá o novo ocupante da Casa Rosada

massa-milei
(Crédito: Perfil.com)

O atual ministro da Economia, o peronista Sergio Massa, e o radical de direita Javier Milei se enfrentam neste domingo (19) no segundo turno da eleição que definirá o novo ocupante da Casa Rosada. Conheça mais os candidatos.

Publicidade

Javier Milei

Aos 52 anos, o deputado argentino Javier Milei ganhou popularidade nos últimos anos por suas declarações “provocadoras” e propostas conservadoras como candidato à presidência do país nas eleições de 2023.

O economista liberal de extrema direita chegou a ser chamado de “Bolsonaro argentino, comparado também ao ex-presidente estadunidense Donald Trump. Natural de Buenos Aires, o candidato é formado em Economia e chegou a trabalhar no banco HSBC na Argentina. Ele começou a chamar atenção participando de programas de rádio e televisão, dizendo que os políticos no país são “ratos” que formam uma “casta parasita” – pensamento que deu origem ao seu lema “contra a casta política“.

O partido da Milei, ‘A Liberdade Avança’, atraiu uma parte dos eleitores da direita e de quase toda a extrema direita argentina, dando protagonismo a ideais essencialmente antiesquerda e anticomunistas. Apesar disso, o deputado não se identifica totalmente como um extremista de direita; ainda assim, escolheu a deputada ultradireitista Victoria Villarruel como companheira de chapa.

Conforme reportado pela revista Piauí, Milei não defende diretamente a ditadura militar da Argentina, que aconteceu entre 1976 e 1983, mas está alinhado com seus defensores. Segundo ele, a esquerda “exagera o número de vítimas” da repressão do Estado nesse período e despreza os movimentos de mães e avós que tentam identificar os desaparecidos políticos e seus filhos.

Publicidade

Em seu best-seller recentemente publicado, intitulado ‘Milei, o Louco’, o jornalista Juan Luis González descreve a trajetória do candidato. O livro é atualmente a única biografia (não autorizada) sobre o economista no mundo.

Sergio Massa

Sergio Massa tem 51 anos, mas mais da metade de sua vida foi investida na política. Na verdade, a sua militância ativa foi o que o levou a interromper os estudos universitários. Curiosamente, ele se formou advogado pela Universidade de Belgrano no meio de sua campanha para deputado em 2013.

Conforme noticiado pelo portal Perfil Argentina, quem o conhece destaca seus atributos de negociação, estratégia e diálogo. A sua capacidade política para aproximar a oposição do seu território ficou conhecida após o recente desentendimento com Mauricio Macri, em que o ex-presidente pediu ao radicalismo que se “distanciasse” do atual ministro.

Publicidade

A excelência na comunicação e a ótima forma de relacionamento o distinguem no mundo da política. Mas como é sua vida pessoal?

Sergio Massa começou na União do Centro Democrático (Ucede), partido ultraliberal que apoiou o governo de Carlos Menem. Embora se diga peronista, no partido Frente de Todos, há quem o considere uma referência para a política dos anos 1990. Ele foi candidato à presidência em 2015 e ficou em terceiro lugar, atrás de Daniel Scioli e Mauricio Macri.

Em 2019, ingressou na chapa Fernández-Fernández e tornou-se o primeiro candidato a deputado nacional da Frente de Todos pela Província de Buenos Aires. Atualmente, Massa é ministro da Economia da Argentina, cargo que assumiu em agosto de 2022 após a renúncia de Martín Guzmán e o curtíssimo mandato de Silvina Batakis.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.