O novo presidente da Argentina, Javier Milei, tomará posse somente no dia 10 de dezembro de 2023, mas o evento já vem causando repercussões no Brasil. Jair Bolsonaro (PL) é um dos convidados internacionais para a posse de Milei e parece tentar tirar proveito da ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o objetivo de obter vantagens políticas.
Vale ressaltar que a presença de Bolsonaro na posse de Milei foi confirmada dois dias após o assessor-especial da Presidência, Celso Amorim, expressar ceticismo em relação à participação de Lula no evento. Ao longo da corrida eleitoral na Argentina, Milei lançou diversas críticas a Lula. Ele chegou a rotular o presidente brasileiro como “comunista” e “corrupto”.
Na rede social X (antigo Twitter), o ex-presidente do Brasil celebrou o convite de Javier Milei.
– Recebi agora telefonema de Javier Milei, onde o cumprimentei pela vitória, bem como fui convidado para sua posse.
– Hoje a Argentina representa muito para todos aqueles que amam a democracia e respiram liberdade.
– Jair Bolsonaro.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 20, 2023
Os governadores bolsonaristas Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jorginho Mello (PL-SC) também já confirmaram presença. Mas além deles, o ex-presidente planeja chegar a Buenos Aires acompanhado de um grupo para uma visita de quatro dias, durante a qual se encontrará com líderes e organizações alinhadas à direita.