O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, cumprimentou o novo presidente argentino, Javier Milei, após a posse. Ambos falaram em reforçar a relação entre Brasil e Argentina. Na breve conversa, Mauro lembrou que foi embaixador em Buenos Aires por seis anos. O chanceler também cumprimentou a vice, Victoria Villarruel.
Milei cumprimenta chefes de estado. No caso do Brasil, cumprimentou o ministro Mauro Vieira já que Lula não compareceu.
pic.twitter.com/vAVHnh452E— GugaNoblat (@GugaNoblat) December 10, 2023
Vieira está com bom diálogo com Diana Mondino, a nova chanceler. Os dois estiveram juntos ontem, pela segunda vez. Mondino já havia feito uma viagem a Brasília. Os dois debateram temas bilaterais e as decisões recentes da cúpula do Mercosul, de acordo com informações do Itamaraty.
A agenda de Mauro Vieira também incluiu um encontro com o novo chanceler do Peru, Javier González-Olaechea, para tratar sobre a integração econômica e fronteiriça entre os países, e de combate a ilícitos transnacionais.
A presença de Vieira na posse de Milei (e não a do presidente Lula) reflete cautela por parte do Palácio do Planalto após as ofensas proferidas por Milei durante a campanha presidencial da Argentina e, principalmente, a preferência pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Isso se deve também ao fato de Milei ter sinalizado a possibilidade de tomar medidas radicais, como a saída do Mercosul e o fechamento do Banco Central argentino.
Siga a gente no Google Notícias