O presidente Javier Milei chegou nesta manhã de terça-feira (16) a Frankfurt, Alemanha, para uma estadia anterior à sua visita a Davos. O chefe de Estado prevê chegar hoje a Zurique, na Suíça, e depois participar na quarta-feira (17) da 54ª edição da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos.
Nesse encontro, Milei falará sobre seus planos de governo e também aproveitará para realizar uma reunião com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.
O seu objetivo em Davos é “plantar as ideias de liberdade num fórum que está contaminado pela agenda socialista 2030 e que a única coisa que trará é miséria ao mundo”, explicou o presidente durante a viagem ao portal Infobae. Sobre a audiência com o responsável do FMI, Milei antecipou que procurará “continuar a deixar clara a convicção que temos desta mudança de rumo que marcou o novo governo”.
O presidente viajou acompanhado da secretária-geral da Presidência, sua irmã Karina Milei; do chefe de gabinete, Nicolás Posse; do ministro da Economia, Luis Caputo; e da chanceler, Diana Mondino, que também manterá uma intensa agenda de trabalho na mais alta reunião econômica global.
O chefe de Estado falará quarta-feira no painel “Alcançar a segurança e a cooperação num mundo fraturado”, onde desenvolverá as principais orientações do seu plano económico perante os líderes mundiais.
Além disso, neste mesmo dia, o presidente se reunirá com Georgieva para analisar o recente acordo alcançado pelo país com a organização multilateral de crédito, no âmbito da sétima revisão do Programa de Facilidades Estendidas.
El Presidente Javier Milei y la reducida comitiva que lo acompaña al Foro Económico de Davos se trasladan en avión de línea en virtud de que en relación con el resto de las alternativas evaluadas para realizar el viaje el ahorro estimado será de 321.330 dólares. Fin.
— Manuel Adorni (@madorni) January 16, 2024
* A reportagem completa você encontro na Perfil.com.