resolução do conflito

Rússia rejeita discussão em Davos sobre plano de paz de Zelensky

No último domingo (14), o chefe do gabinete do presidente ucraniano, Andriy Yermak, apresentou para 83 nações o “plano de dez pontos”, para acabar com a invasão russa ao país

A Rússia considerou a proposta de paz do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apresentada no Fórum Econômico, em Davos, sem sentido, diz o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Presidente da Ucrânia quer que a Rússia seja julgada por crimes de guerra – Créditos: Getty Images

A Rússia considerou a proposta de paz do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apresentada no Fórum Econômico, em Davos, sem sentido, diz o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Publicidade

No último domingo (14), por meio de seu chefe de gabinete, Andriy Yermak, Zelensky apresentou para 83 nações o “plano de dez pontos”, que busca a retirada das forças russas da Ucrânia, a restauração das fronteiras ucranianas e o julgamento da Rússia por crimes de guerra.

Yermak destacou a participação de países não europeus na discussão. Na reunião, havia 18 representantes de nações asiáticas e 12 países africanos. “Países do Sul Global estão cada vez mais envolvendo-se em nosso trabalho. Isso mostra a compreensão de que este conflito europeu é, na verdade, um desafio para toda a humanidade”, relatou o ucraniano.

Entretanto, além da não participação da Rússia no evento, Zelensky determinou que qualquer discussão, mesmo que diplomática, com o país vizinho é ilegal. “Este processo não pode almejar nenhum resultado específico pela razão óbvia – não estamos participando. Sem a nossa participação, qualquer discussão é desprovida da expectativa de um resultado”.

Publicidade

O ministro de Relações Internacionais da Suíça, Ignazio Cassis, disse que o plano busca uma “paz duradoura na Ucrânia” e que o objetivo é uma eventual participação russa na discussão, porém, também admitiu que o Kremlin não apresenta muita disposição para a diplomacia.

O fórum inicia oficialmente na noite desta segunda, com a presença de Zelensky, assim como a expectativa de discursos de representantes dos Estados Unidos sobre o assunto.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.