A Rússia lançou um ataque com mísseis em grande escala contra diversas regiões da Ucrânia no início do horário de pico da manhã desta segunda-feira (8); todo o país está sob alerta de ataques aéreos. As informações são de autoridades militares da ucranianas.
“Kiev – abriguem-se!”, alerta a Força Aérea da Ucrânia no aplicativo de mensagens Telegram, afirmando que a capital estava sob ameaça de mísseis balísticos.
Os responsáveis militares ucranianos em Kryvyi Rih, Zaporizhzhia, Kharkiv, Dnipropetrovsk e Khmelnytskyi também relataram que as suas cidades estavam sob um “ataque massivo de mísseis” por parte da Rússia. Centenas de civis se protegeram em uma estação de metrô de Kiev na manhã desta segunda-feira.
Muitos moradores locais usam o metrô como abrigo confiável durante ataques de mísseis. Alguns deles esperaram a ameaça no subsolo com carrinhos de bebê e seus animais de estimação.
No final de dezembro de 2023, a Rússia lançou o maior ataque aéreo à Ucrânia desde o início da invasão do país, em fevereiro de 2022, disseram militares ucranianos à CNN, com um número sem precedentes de drones e mísseis disparados contra alvos em todo o país, matando pelo menos 12 pessoas e ferindo dezenas.
A onda de ataques começou durante a noite de 28 de dezembro e atingiu todo o país, com explosões relatadas na capital Kiev, bem como em uma maternidade na cidade central de Dnipro, na cidade oriental de Kharkiv, no porto sudeste de Odesa e na cidade ocidental de Lviv, longe das linhas da frente.
Our warriors have proven that Ukrainians, with their extraordinary strength, can guide history in the right direction. Without people like our heroes and without the bravery of the Ukrainian people, Ukraine would not have stood firm. pic.twitter.com/Xm1qK2YZUM
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) January 8, 2024