Um bombardeio russo na região de Kherson, no Sul da Ucrânia, matou quatro pessoas neste domingo (24), incluindo um homem de 87 anos e sua mulher, de 81, após o prédio onde moravam ser atingido.
O ataque feriu outras nove pessoas, incluindo um jovem de 15 anos, e provocou incêndios em casas, numa instalação privada de saúde e num gasoduto local, disse o chefe da administração militar regional, Oleksandr Prokudin.
“Não há feriados para o inimigo”, escreveu Andrii Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano, nas redes sociais. “Eles [os feriados] não existem para nós enquanto o inimigo matar o nosso povo e permanecer nas nossas terras”, enfatizou.
O bombardeio em Kherson atingiu o centro da capital da região de mesmo nome. O ataque ocorreu enquanto a Ucrânia se prepara para celebrar oficialmente o Natal pela primeira vez no dia 25 de dezembro. Antes, a data era comemorada em 7 de janeiro.
A população é majoritariamente cristã ortodoxa – crença também majoritária na Rússia – e a religião segue o calendário juliano. Alguns ucranianos ortodoxos celebraram o Natal em 25 de dezembro do ano passado, em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. A Igreja Ortodoxa Russa comemora o nascimento de Jesus em 7 de janeiro.
*leia mais em MidiaMax