Nos Estados Unidos (EUA), o estado da Carolina do Sul deverá entregar, neste sábado (3), a primeira vitória do presidente Joe Biden nas primárias da campanha de 2024.
Outros dois concorrentes do partido também estão na cédula de votação: o deputado Dean Phillips, de Minnesota, e a escritora Marianne Williamson.
Mesmo com estes dois adversários nas primárias, Biden continua como amplo favorito à vitória. O presidente americano inicia oficialmente sua corrida para reunir os delegados necessários e, assim, obter a nomeação democrata e concorrer ao pleito de novembro deste ano.
As primárias do estado da Carolina do Sul colocam 55 delegados em jogo. Além disso, este ano marca a primeira vez que o estado inaugura o calendário eleitoral do partido; esta foi uma mudança feita em grande parte pela insistência de Biden. Durante décadas, os estados americanos de Iowa (no Meio-Oeste) e New Hampshire (na Nova Inglaterra) foram os primeiros a votar nas primárias presidenciais democratas.
O Comitê Nacional Democrata (a Executiva do partido) decidiu recuar esses estados no calendário. Os motivos foram as críticas de que Iowa e New Hampshire possuem um eleitorado majoritariamente branco, que não refletia a base democrata que é muito mais diversificada em nível nacional.
As autoridades do partido em Iowa aceitaram as mudanças, optando por realizar um caucus com votação pelo correio com cédulas enviadas aos eleitores a partir de 12 de janeiro. Os democratas de Iowa tem até 5 de março para enviar as cédulas.
This morning, I joined friends and colleagues at our U.S. Capitol for the National Prayer Breakfast.
We may disagree on a lot, but we can all agree that we’re blessed to live in a place where we can practice our many faiths and lift up our nation – and each other – in prayer. pic.twitter.com/qADREib5HN
— President Biden (@POTUS) February 1, 2024