No dia 6 de janeiro de 2021 apoiadores do então presidente Donald Trump promoveram uma invasão ao Capitólio (sede do Congresso dos EUA) com o objetivo de manter o republicano no poder. Trump tinha perdido as eleições para o democrata Joe Biden. Pelo menos nove pessoas que estavam no local morreram durante ou logo após o tumulto.
Trump esperou horas até fazer uma declaração pública para pedir o fim dos ataques.Três anos depois, o tribunal federal de Washington continua com julgamentos e audiências para punir os envolvidos no caso.
Ver essa foto no Instagram
Quem foi acusado até agora?
Cinco pessoas, incluindo um policial, morreram durante ou logo após a invasão do Capitólio. Mais de 140 policiais ficaram feridos. Mais de 1.230 pessoas foram acusadas de crimes federais. Cerca de 730 pessoas que se declararam culpadas das acusações e aproximadamente 170 condenadas após julgamento. Dois réus absolvidos de todas as acusações. Pelo menos 750 pessoas foram condenadas e 2/3 cumprem pena na cadeia. Os danos materiais pela depredação giram em torno de milhões de dólares.
Em agosto de 2023, Trump virou réu após ser acusado de tentar reverter de forma ilegal o resultado das eleições presidenciais de 2020. No processo, a invasão do Capitólio foi considerada parte das tentativas de interferência nas urnas e Trump foi acusado formalmente de participar de três conspirações para cometer crimes: Conspiração para fraudar os Estados Unidos, conspiração para obstruir um procedimento oficial e contra os direitos dos americanos.
Capitólio : símbolo de poder
O Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, teve sua construção iniciada em 1793 em Washington. E é conhecido como “símbolo do poder” nos EUA. Somente em 1800, os primeiros congressistas se mudaram para o prédio. Desde então, lá acontece tradicionalmente a certificação dos votos dos colégios eleitorais.