THE NEW YORK TIMES

Saiba as diferenças e semelhanças entre ataque ao Capitólio e aos Três Poderes

A comparação é útil para entender o que aconteceu nas duas democracias mais populosas do Hemisfério Ocidental.

saiba-as-diferencas-e-semelhancas-entre-ataque-ao-capitolio-e-aos-tres-poderes
Ataque ao Capitólio e às sedes dos Três Poderes (Créditos: Getty Images/ Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

As invasões às sedes dos Três Poderes no último domingo (08) tiveram semelhanças com o ataque de 6 de janeiro, no Capitólio dos Estados Unidos: manifestantes invadiram prédios do governo na capital.

Publicidade

A comparação é útil para entender o que aconteceu nas duas democracias mais populosas do Hemisfério Ocidental. Mas há diferenças entre o ataque de 6 de janeiro no Capitólio dos Estados Unidos e os distúrbios no Brasil. Entenda as semelhanças e diferenças.

Semelhanças

A semelhança entre o ataque de 6 de janeiro e os distúrbios no Brasil é que, em ambos, um líder de direita – Donald Trump nos EUA, Jair Bolsonaro no Brasil – sugeriu durante meses que, se perdessem a próxima eleição, seria por uma fraude. Então, quando perderam, seus apoiadores apoiaram as reivindicações.

“Sem dúvida, Bolsonaro paira sobre tudo isso”, disse Jack Nicas, chefe da sucursal do The Times no Brasil. “É semelhante ao que Trump fez em alguns aspectos”, de acordo com o The New York Times.

Ambos os levantes mostraram como os líderes políticos podem influenciar seus apoiadores, segundo o The New York Times. Muitos de seus partidários chegaram a acreditar que agem em defesa da democracia, indica o jornal.

Publicidade

Os eventos também demonstram a fragilidade da democracia.  Os distúrbios de 6 de janeiro nos EUA e no Brasil se encaixam nessa tendência mais ampla de fragilidade.

Diferanças

Ainda assim, há grandes contrastes entre os distúrbios no Brasil e o ataque de 6 de janeiro. Ao contrário de Trump, Bolsonaro abandonou amplamente suas alegações de fraude depois de perder o segundo turno; ele permitiu uma transição pacífica para a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, que assumiu em 1º de janeiro. Bolsonaro também criticou a violência, condenando os tumultos e descrevendo um recente plano de bomba frustrado por um de seus apoiadores como um “ato terrorista. ”

Ao contrário dos legisladores americanos em 6 de janeiro, o Congresso do Brasil não estava em sessão durante os tumultos de domingo. Portanto, em contraste com os apoiadores de Trump que tentaram interromper a certificação do Congresso sobre a eleição do presidente Joe Biden, os brasileiros destruíram e saquearam a maioria dos prédios vazios, sem nenhum processo oficial para interferir. “Foi uma expressão de frustração e indignação”, disse Jennifer McCoy, cientista política da Georgia State University.

Publicidade

“Todos nós estamos decepcionados e frustrados, para não dizer com muita raiva, com o que aconteceu aqui”, disse Lula falou sobre o simbolismo da caminhada pela Praça dos Três Poderes.

➡ Assista ao #EmPauta com @cosmemarcelo: https://t.co/bFwcwLqjJH #GloboNews #invasão pic.twitter.com/2Pwrkxaelc

— GloboNews (@GloboNews) January 10, 2023

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.