Em um evento que deu início à campanha de reeleição, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, começou seu discurso, na Pensilvânia, relembrando os ataques golpistas de apoiadores de Donald Trump ao centro legislativo do país, o Capitólio. O evento completa três anos no próximo dia 6.
“Um dia que fica na nossa memória, um dia que quase perdemos os Estados Unidos”, declarou o democrata, após mencionar a importância da democracia e liberdade na construção do país, no final do século XVIII.
“Será que a democracia ainda é a causa sagrada dos EUA? Essa é a questão mais urgente de nossos tempos, das eleições de 2024”, questionou Biden sobre as intenções de seu provável adversário. “A campanha de Trump é sobre ele mesmo, não sobre os EUA. Ele esta obcecado com o passado e não com o futuro. Ele pretende sacrificar a democracia para colocar-se no poder”.
“Três anos atrás, vimos com nossos olhos uma multidão violenta invadindo o Capitólio. Pela primeira vez na historia uma insurreição tentou acabar com a passagem pacifica de poder”, completou. “Era inacreditável”.
Biden também destacou a influência de Trump na mente de seus apoiadores, assim como sua inoperância. “Ele disse que estaria ao lado deles, e como era comum para ele, ele os deixou sozinhos. Ele foi para a casa branca e ficou no Salão Oval, enquanto o mundo assistia incrédulo o que ocorria. Ele não fez nada. Líderes republicanos atacados no momento imploraram para ele: ‘Faça algo'”.
Anulação das eleições
Joe Biden também reiterou as intenções de anular os resultados das eleições de 2020, que contou com a derrota de Trump. “Vamos ser claros sobre as eleições de 2020. Ele tentou de todas as maneiras reverter as eleições. mas o caminho legal é o da verdade. Ele é um perdedor.”, disse. “Foi um dos maiores desvios do poder da história americana”.
“O dia 6 de janeiro foi quando Trump tentou roubar a história, como tentou roubar a eleição. Nós vimos na TV, a multidão do Trump não era pacífica. Eles eram arruaceiros e tentaram destruir a constituição”.
Assista ao discurso completo:
FULL SPEECH: President Joe Biden delivers his most powerful speech yet in defense of American democracy and calls out Trump’s threats to the nation on the eve of the 3rd anniversary of the January 6 attack.
Everyone should watch the speech till the end and share it far and wide. pic.twitter.com/iffBKkSYAE
— MeidasTouch (@MeidasTouch) January 5, 2024