No último domingo, 10, o Vasco recebeu o Nova Iguaçu, em partida válida pela semifinal do Campeonato Carioca. Mesmo com o mando de campo e mais de 60 mil torcedores presentes no Maracanã, o Cruzmaltino ficou apenas no empate, pelo placar de 1 a 1. Porém, se não fossem as várias defesas de Léo Jardim, a história seria ainda mais complicada para a equipe de Ramón Díaz.
O Vasco se mostrou muito frágil defensivamente, ainda mais quando o placar estava zerado. Assim, o goleiro foi muito exigido e quebrou seu recorde pessoal de defesas desde que chegou ao Gigante da Colina. Além das ótimas intervenções de Léo Jardim, o Nova Iguaçu carimbou três grandes chances na trave.
Logo após ser o herói da classificação na Copa do Brasil, após disputa de pênaltis contra o Água Santa, Léo Jardim voltou a brilhar e manteve a esperança do Vasco voltar a ser finalista no Campeonato Carioca. De acordo com o ‘GE’, o goleiro efetuou 12 defesas no total, sendo sete delas avaliadas em um nível mais alto de dificuldade.
Após a partida, Ramón Díaz falou sobre a partida e, apesar de não estar contente com a atuação coletiva, não podia deixar de elogiar o goleiro vascaíno. “Temos um goleiro de liderança, de grande nível. Não sei se é o melhor (do Brasil), mas está entre os melhores. Estou contente com ele”, disse o argentino.
Graças às defesas de Léo Jardim, o Vasco não saiu atrás na disputa da semifinal do Carioca e segue vivo em busca de uma vaga na final, podendo enfrentar Flamengo ou Fluminense na decisão.
* Matéria publicada originalmente em Sportbuzz.