Nesta terça-feira (26), foi divulgada pesquisa do Datafolha sobre a visão que a população brasileira tem sobre o trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF). O estudo analisou a opinião popular de dezembro de 2023 até o momento e apontou uma melhora na imagem do STF. No período analisado, a reprovação dos ministros foi de 38% para 28%, enquanto a aprovação passou de 27% para 29%.
A pesquisa é feita desde dezembro de 2019 e este resultado mostrou o segundo menor nível de reprovação desde que o Datafolha passou a analisar a avaliação do STF. O último levantamento, divulgado em dezembro de 2023, apontava um nível de reprovação histórico, o maior desde o início dos estudos.
O estudo ouviu 2.002 pessoas de 147 municípios diferentes, nos dias 19 e 20 de março. Todos eram maiores de 16 anos, idade em que um cidadão se torna apto a votar. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos, tanto para mais quanto para menos.
STF enfrenta bolsonarismo
O instituto de pesquisa afirma que, desde o levantamento do ano passado, o Supremo vem travando enfrentamento contra o movimento bolsonarista. Isso se deve aos julgamentos relacionados aos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, protagonizados por apoiadores ex-presidente, além das acusações de tentativa de golpe por membros do governo de Jair Bolsonaro.
65% dos apoiadores de Bolsonaro desaprovam a atuação dos ministros, e 63% veem o governo de Lula como ruim ou péssimo. Já aqueles que são simpatizantes com o atual presidente se mostram mais satisfeitos. 49% deles consideram a atuação do STF boa ou ótima, além de 55% considerarem o governo atual como ótimo ou bom.
* Sob supervisão de Lilian Coelho