Draymond Green recentemente alterou sua perspectiva sobre a possibilidade de Victor Wembanyama ser nomeado Defensor do Ano da NBA, contrastando com suas opiniões anteriores. Apesar de liderar a liga com uma média impressionante de 3.5 bloqueios por jogo, o jogador dos Golden State Warriors inicialmente não estava convencido. No entanto, menos de um mês depois, parece que Green mudou de ideia em relação a Wembanyama.
“Eu sei que disse aqui há pouco tempo que ele não deveria ser o Defensor do Ano. E eu menti. Wemby tem que ser o Defensor do Ano porque ele é incrível defensivamente. A forma como ele impacta o jogo no lado defensivo, seja fora da bola ou não, é um problema”, afirmou Green.
“Quando os caras avançam para a cesta e podem ter uma bandeja, mas simplesmente se viram para o outro lado, é um problema. Eu não sei em que laboratório ele foi criado, mas preciso ir criar um filho neste lugar. Porque ele é inacreditável”, complementou.
Há um mês, Draymond Green não parecia tão convencido sobre Victor Wembanyama. Naquela época, ele elogiou as habilidades do francês, mas expressou reservas quanto a um prêmio individual.
“Eu amo o jogo dele. É absurdo o quão bom ele já é em todos os quesitos do jogo. E isso inclui, é claro, a questão defensiva. Já dá pra sentir a quantidade de coisas que ele faz de bom em um jogo. Ele é o 12° em roubos de bola em toda a temporada 2023/24. O líder em tocos. Vocês sabem o quão difícil isso é para um novato. Diferente, com certeza. Mas ainda não acho que ele deva vencer o prêmio de Defensor do Ano nessa campanha”, disse Green na ocasião.
O principal argumento do jogador foi que, apesar do sucesso individual, Wembanyama não conseguiu elevar o desempenho defensivo do San Antonio Spurs.
“E digo isso porque sinto que, mesmo quando ele estiver em um time melhor e sua equipe evoluir, esses números não vão decair. Sinto que essa é a produção natural dele, não é uma coisa forçada. Então, acho que ele será um candidato durante muitos anos mesmo. Mas não em 2023/24, esse ano deve ir para outra pessoa”, explicou.
Wembanyama possui estatísticas impressionantes na defesa. Em 29.3 minutos por jogo, o francês registrou médias de 3.5 bloqueios e 1.3 roubos de bola, em sua primeira temporada na NBA. No entanto, o desempenho da equipe do San Antonio Spurs, que atualmente ocupa a última posição na Conferência Oeste, pode ser um ponto contra o francês.
Rudy Gobert, por outro lado, é o favorito nas projeções para o prêmio de Defensor do Ano. O compatriota de Wembanyama tem médias de 2.1 bloqueios e 0.6 roubos de bola, e sua equipe tem o melhor desempenho na conferência.
* Texto originalmente publicado no SportBuzz.